segunda-feira, 31 de março de 2014

IDEIA DE UNIDADES

  O mundo está envolto em medidas. Neste princípio devemos entender que a Física observa fenômenos, analisa suas medidas, deduzindo a lógica com que as medidas das grandezas envolvidas nestes fenômenos se relacionam. Aqui, quando nos referimos a fenômeno, quereremos incluir os acontecimentos do cotidiano por mais simples que sejam.

         Nesta explicação faremos uma abordagem descritiva de alguns conceitos básicos que consideramos relevantes para aprendizagem de Física bem como a gradativa contextualização histórica.

A altura de um edifício, a velocidade de um carro, o comprimento de um trilho, a quantidade de água de um tanque, o tempo de duração de uma partida de futebol, são grandezas. A cada uma dessas podemos associar um valor numérico e sua correspondente unidade. A esse ato chamamos medir.

      Nem todas as grandezas podem ser medidas. O amor, a simpatia, o patriotismo, por exemplo, não podemos associar valores numéricos. Mas o comprimento de uma mesa, à massa de uma estátua e à duração de uma aula podemos associar valores numéricos. Esta ideia pode ser generalizada na afirmação: Grandeza física é toda grandeza que pode ser medida.

Como fazemos para medir uma grandeza?

Para determinar o comprimento de uma corda, comparamos seu tamanho com um comprimento tomado como padrão (fundamental): o metro (m). Assim, se a corda for quatro vezes maior que o metro, dizemos que ela tem quatro metros de comprimento.

Observação:
          A unidade de medida de uma grandeza é o nome do padrão estabelecido para essa grandeza.

  Ao medir massas, usamos as balanças. Estas comparam as massas dos corpos com outras massas definidas e tomadas como padrão.

   Para medir a grandeza tempo usamos, em geral, como instrumentos de medida, os relógios/cronômetros.

    Nesta questão tenha em mente o princípio geral de que o resultado de operações com medidas não pode ser mais preciso do que as medidas individualmente.

Generalizando a ideia de medir para outras grandezas e para outros instrumentos, podemos afirmar: Medir uma grandeza é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, tomada como medida padrão.

Para a Mecânica, um ramo da Física clássica, consideramos como fundamentais as grandezas comprimento, massa e tempo. Para cada uma delas temos uma grandeza considerada como padrão: O metro é o padrão para as medidas de comprimento e tem como símbolo o "m".

O quilograma é o padrão para as medidas de massa e tem como símbolo km. O segundo é o padrão para as medidas de tempo e tem como símbolo o "s". Essas grandezas - metro, quilograma e segundo - fazem parte do Sistema Internacional de Unidades (SI). Estes sistemas inclui muitas outras unidades de medida, que serão estudadas no decorrer de nosso curso.

                        Fonte: http://quipibid.blogspot.com.br/2012/06/quilograma-padrao.html
                                   visto em 27/02/2018 as 21:39.

Em 1960 foi criado o Sistema Internacional de Unidades, com abreviatura internacional SI. As unidades do SI foram divididas em três grupos: as unidades de base; as unidades suplementares e as unidades derivadas. Desde 1971 que as unidades de base passaram a ser: 1) comprimento - metro (m); massa - quilograma (kg); tempo - segundo(s); intensidade de corrente elétrica -ampère (A); temperatura termodinâmica - kelvin (K); quantidade de matéria - mol (mol); intensidade luminosa - candela (cd).

Atualmente apenas três países não usam o SI como padrão em seus países (Estados Unidos-América; Libéria-África; Burma-Ásia
) embora usem nos trabalhos científicos. Destaque-se que, por razões práticas, em certas áreas da Física, podem ser usadas unidades que não pertencem ao SI.

  Dependendo do fenômeno analisado, podemos trabalhar co números muito grandes ou muito pequenos. Por exemplo, a distância (D) da Terra à Lua é aproximadamente igual a 380 milhões de metros (D ≃ 380 000 000 m) enquanto o raio (r) de um átomo de hidrogênio é dado aproximadamente por r ≃ 0,00000000005 m. Para evitar escrever tantos zeros, podemos usar as potências de 10. Os físicos preferem representar as medidas na forma de um número entre 1 e 10 multiplicada por uma potência de 10.

Muitas vezes nos interessamos apenas pelo valor aproximado de uma grandeza, e não pelo seu valor exato. ao fazermos um cálculo aproximado, é comum fornecermos como resposta a potência de 10 mais próxima da resposta do resultado encontrado o que se chama de ordem de grandeza.

Para obtermos a ordem de grandeza de um número N qualquer, em 1º lugar escrevemos a sua representação na notação exponencial (científica)

                                                  
                                                                                         onde
                                                  
Responder a AVALIAÇÃO REFERENTE a esta aula ou
Ir para a TABELA DE AULAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário